Vovó Receitas

Receitas da Vovó diariamente!

Manteiga doce cultivada e verdadeiro soro de leite coalhado de ‘The Nourished Kitchen’

Spread the love

Ingredientes

  • 4 xícaras de creme de leite
  • 1/4 xícara de leitelho (comprado em loja ou de um lote anterior de manteiga)

instruções

  1. 1

    Misture o creme de leite e o soro de leite coalhado em uma tigela grande. Cubra a tigela levemente com um pano de prato e guarde-a em um local quente em sua bancada. Deixe repousar, sem perturbações, em temperatura ambiente por 18 a 24 horas ou até que tenha um gosto agradavelmente azedo.

  2. 2

    Transfira a tigela para a geladeira e deixe o creme esfriar por cerca de 2 horas.

  3. 3 –

    Bata as natas vigorosamente por 8 a 10 minutos na batedeira usando o batedor em formato de pá, até que passe dos picos macios e firmes até o ponto de quebra, quando pedaços de manteiga coagulada se separam do leitelho aguado e fino. Continue batendo até que os pedacinhos de manteiga formem pedaços maiores, mais 3 a 6 minutos.

  4. 4 –

    Forre uma peneira de malha fina com uma camada dupla de gaze ou uma única camada de musselina manteiga e coloque-a sobre uma tigela. Despeje os pedacinhos de manteiga e o leitelho turvo na peneira para coar. Despeje o leitelho em uma jarra, cubra e leve à geladeira. Deve durar cerca de um mês.

  5. 5

    Retire a manteiga da peneira e coloque-a na tigela que antes continha o leitelho. Adicione 2 xícaras de água fria, transfira para a geladeira e deixe a manteiga endurecer por 5 a 10 minutos.

  6. 6

    Retire a manteiga da geladeira e escorra a água. Trabalhando a manteiga com as costas de uma colher de pau ou com uma pá de manteiga, amasse a manteiga repetidamente para remover qualquer resíduo de água ou leitelho. Quando a manteiga ficar lisa e cerosa e não produzir mais água quando pressionada, embrulhe-a firmemente em papel manteiga e depois em papel alumínio para selar e evitar a oxidação. Coloque a manteiga na geladeira. Deve conservar-se por até 2 meses ou, se congelado, por até um ano.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER