Vovó Receitas

Receitas da Vovó diariamente!

Receita de sorvete e biscoitos matcha

Spread the love

Ingredientes

  • Ingredientes para Sorvete Matcha
  • 2 xícaras de creme de leite
  • 1 xícara de leite integral
  • 6 gemas de ovo
  • 1 1/2 xícaras de açúcar
  • 1/4 xícara de matcha
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • Ingredientes para biscoitos matcha
  • 1 xícara de farinha multiuso
  • 1/4 xícara de matcha
  • 1 pitada de sal
  • 1 barra de manteiga sem sal, amolecida
  • 2/3 xícara de açúcar
  • 1 ovo

instruções

  1. 1

    Procedimento para sorvete matcha

  2. 2

    Coloque o creme de leite e o leite em fogo baixo, mexendo de vez em quando.

  3. 3 –

    Enquanto isso, bata as gemas com o açúcar até ficar homogêneo e um pouco mais claro.

  4. 4 –

    Tempere os ovos. Quando a mistura das natas estiver quente, adicione, uma concha de cada vez, à mistura de ovo e açúcar, mexendo vigorosamente. Depois de adicionar cerca de um quarto da mistura de creme dessa maneira, despeje o restante e bata até incorporar.

  5. 5

    Despeje tudo de volta na panela e leve ao fogo baixo, reservando um pouco do creme na tigela. Adicione o matcha e bata para formar uma pasta concentrada. O matcha aglomera-se facilmente, mas alise-o da melhor maneira possível. Alguns pequenos caroços não são um problema.

  6. 6

    Adicione este concentrado à panela e misture. Mantenha o fogo o mais baixo possível para evitar que os ovos coalhem. Mexa o creme até cobrir as costas de uma colher de pau e um dedo limpar uma faixa limpa. Adicione a baunilha e cozinhe por mais um minuto. Não o deixe aquecer por mais tempo do que o necessário; o matcha “fermenta” quase instantaneamente e a exposição excessiva ao calor pode torná-lo amargo.

  7. 7

    Despeje o creme por uma peneira de malha fina em uma tigela em um banho de gelo ou uma assadeira rasa e larga e deixe esfriar completamente. Em seguida, leve-o para a sua sorveteira e congele de acordo com as instruções do fabricante. Se não tiver sorveteira, coloque o creme no freezer e mexa a cada meia hora, mexendo os sólidos e os líquidos, até ficar com a consistência de sorvete. Os resultados não serão os mesmos – não será tão arejado – mas ainda será deliciosamente cremoso.

  8. 8

    Procedimento para cookies Matcha

  9. 9

    Misture a farinha, o matcha e o sal.

  10. 10

    Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo.

  11. 11

    Adicione a farinha à batedeira em pequenas porções até que tudo esteja combinado. A massa terá uma consistência de crosta de torta.

  12. 12

    Adicione o ovo e misture até formar uma massa lisa.

  13. 13

    Farinha levemente uma superfície de trabalho com farinha e divida a massa ao meio. Enrole cada metade em um tronco de cerca de uma polegada de diâmetro. Incorpore mais um pouco de farinha se a massa estiver muito pegajosa para trabalhar, mas somente o necessário.

  14. 14

    Enrole as toras em filme plástico e leve à geladeira ou freezer por pelo menos meia hora. A massa vai durar meses no congelador, então você pode cortar quantos biscoitos quiser.

  15. 15

    Antes de assar, aqueça o forno a 350 ° com uma grade no meio. Corte a massa em rodelas uniformemente grossas (pretendo ter cerca de 2-3 moedas de espessura) com uma faca afiada e coloque-as em uma assadeira com manteiga. Você pode espaçá-los relativamente perto, pois eles não se espalharão muito.

  16. 16

    Para biscoitos que retêm alguma mastigação, asse por não mais que 8 minutos ou até que o fundo e as bordas adquiram os mais leves tons de marrom. Para biscoitos mais crocantes, leve ao forno por até 12 minutos. Transfira os biscoitos para uma grade de resfriamento 30 segundos após retirá-los do forno. Os biscoitos são guardados por alguns dias em um recipiente hermético, mas devem ser consumidos imediatamente.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER