Vovó Receitas

Receitas da Vovó diariamente!

Spread the love
 
Espero que tenham tido uns feriados ou mini férias maravilhosos. Por aqui acabamos pro ficar em casa, mas foram uns dias de descanso e de descomplicação. De leituras e de brincadeiras e de arrumações. Sem grandes horários e sem limpezas ou tarefas. Foram uma espécie de férias em casa, que ainda meteram algum convívio à mistura, o que é sempre bom!
Entretanto partilho hoje uma receita que tem tido imensos pedidos desde que a preparei. Uma sopa de corvina com tomate e pimento que, modéstia à parte ficou mesmo deliciosa. Mas claro, não há nada mais simpático do que encomendar e receber ingredientes deliciosos e de qualidade à porta. E quando a Peixinho da Lota me chega com estas postas de corvina, e ainda a cabeça para um delicioso caldo, acho que o que ia fazer ficou logo definido!
 
Ingredientes para 4 a 6 pessoas:
 
Para o caldo de peixe:
1/2 cabeça de corvina
rama de alho francês
1 raminho de salsa
1 raminho de coentros
1 cenoura
sal e pimenta q.b.
 
Para a sopa:
2 postas grandes de corvina cozidas (a vapor ou no caldo aromático preparado)
1 raminho de coentros
2 dentes de alho
1 cebola
1 pimento vermelho
1 cenoura
1 lata pequena de tomate pelado
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
1 colher de chá de colorau
 
Preparação:
 
Comece por preparar o caldo de peixe. Numa panela junte a cabeça de corvina, a rama de alho francês, a salsa e os coentros, 1 cenoura e tempere com sal e uns grãos de pimenta. Junte cerca de 1,5l de água e deixe levantar fervura e cozinhe em lume brando durante cerca de 30 a 45 minutos.
Ao fim deste tempo coe cuidadosamente o caldo e reserve. Descarte os legumes e aproveite para desfiar o peixe que a cabeça de corvina tem e reserve (pode juntar posteriormente à sopa, como eu fiz, ou aproveitar para pataniscas, arroz de peixe, uma passada ou outra coisa qualquer.) Pode depois cozer as postas de corvina para a sopa neste caldo – voltando a reaproveitar o mesmo na sopa, ou cozer as postas a vapor – foi a minha opção.
Pique a cebola e a cenoura. Corte o pimento vermelho em cubinhos.
Leve um tacho ao lume e acrescente um pouco de azeite deixando aquecer. Junte depois os legumes preparados e refogue-os ate que fiquem murchos. Junte depois o colorau, o tomate pelado e o liquido da lata, tempere com sal e deixe cozinhar mais uns 5 minutos. Acrescente depois o caldo de peixe que preparou e deixe cozinhar em lume brando cerca de 35 minutos. Ao fim desse tempo ratifique de temperos e triture tudo até obter uma creme.
Limpe depois as postas de corvina cozidas a vapor de peles e espinhas, e deixe os pedaços de peixe grandes (se aproveitou o peixe que retirou da cabeça da corvina, junte.o também.)
Pique bem os dentes de alho e os coentros.
Coloque o peixe limpo de peles e espinhas e os alhos e coentros picados numa terrina ou taça funda. Por cima disponha a sopa bem quente.
Sirva de imediato com uns pedacinhos de pão torrado ou com espinafres baby.
 
Bom Apetite! 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER